Raul Seixas, artista e eterno promotor da metamorfose, escreveu: “Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Dedicada à explorar o poder de transformação promovido pela coletividade, Arte Coletivo é o tema da quarta temporada do Provoc[A]rte, programa laboratorial dos cursos de Jornalismo e Publicidade e propaganda. Coletivo com flexão para o “o”, pois refere-se ao conjunto de pessoas que, reunidas, movimentam o mundo usando a arte como engrenagem.

Dividida em 10 episódios, a nova temporada do Provoc[A]rte atravessa as mais variadas formas de expressão artísticas presentes em Santa Maria. Da cultura erudita à popular, dos fragmentos de memórias captados através de lentes, até as mais sólidas estruturas de prédios edificados, não há limites para os que sonham juntos.

Representando a Associação Artístico Cultural Vila Brasil, Sérgio Silva é o primeiro convidado da temporada. Há 61 carnavais promovendo transformações sociais, a Vila Brasil tem como objetivo, além do samba, prestar serviços à comunidade. Por isso desenvolve projetos tanto para crianças e adolescentes, quanto para adultos que vivem nas imediações do Km 2 e da Vila Brenner.

O Provoc[A]rte vai ao ar nesta terça-feira (02), às 22h, na UFN TV, pelo canal 15 da NET, com reprise no sábado, às 19h, e no domingo, às 19h30min. E também pode ser visto na TV Câmara, canal aberto 18.2, na sexta-feira e sábado, a partir das 20h. Acompanhe a temporada Arte Coletivo na íntegra! Estarão presentes nesta temporada Orquestrando Arte, Sarau dxs Atrevidxs. Memória Ativa, TV OVO, Museu Treze de Maio, Escola de Dança e Integração Social Royale, Ara Dudu, Coletivo Voe e Maria Cult.

O programa é produzido pelo Lab Seis, laboratório de produção audiovisual dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN) e disponibilizado no canal do YouTube da UFNT TV. A equipe é formada por Beatriz Ardenghi e Petrius Dias no roteiro e apresentação, João Pedro Ribas na produção e na divulgação nas redes sociais, com suporte dos técnicos Alexsandro Pedrollo na gravação e Jonathan de Souza na edição finalização, e coordenação e direção da professora Neli Mombelli.

Por Petrius Dias

Conteúdo relacionado