10ª MIPA

Mostra Integrada de Produções Audiovisuais

ACELERAÇÕES

e

permanências

A MIPA

Acelerações e permanências!

A Mipa comemora 10 anos de existência junto aos 20 anos dos cursos que a promovem – Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O tema desta edição é “Acelerações e permanências”. Muitas histórias experienciadas, outras tantas para viver e contar. A passagem do tempo é fato! Ela pode ser vivida e sentida de diferentes formas. Depois de uma parada forçada durante a pandemia, talvez a sensação é de que o tempo foi duplamente acelerado, ou melhor, nós o aceleramos. E final de ano sempre carrega essa sensação de que tudo passa rápido demais! Mas nessa correria e nessa construção toda, o que permanece? Talvez sejam esses elementos que dizem quem temos sido e o que temos feito. E esse é um dos atributos do cinema e audiovisual, registrar o nosso tempo para construir esse mosaico de acontecimentos, sentimentos e movimentos.

Os selecionados para a Mostra serão divulgados no dia 28/11 no instagram @lab_seis e no site www.labseis.ufn.edu.br. A 10ª Mipa será realizada no dia 05 de dezembro, às 20h, no pátio do prédio 14 do Conjunto III da UFN, com sessão aberta ao público em geral. A mostra é organizada pelo LabSeis – Laboratório de Produção Audiovisual dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda e busca ser impulso na fruição das produções dos/as acadêmicos/as da instituição.

São cinco categorias para inscrever seu audiovisual!

Ficção
Documentário
Vídeo Experimental
Videoclipe
Animação

Edital

Edital

A 10ª Mostra Integrada de Produções Audiovisuais (Mipa) é organizada pelo LabSeis – Laboratório de Produção Audiovisual dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana. A atividade tem a finalidade de promover, incentivar e divulgar a produção audiovisual dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Especialização em Cinema, entre outros cursos da Instituição.

Inscrições

Faça a sua inscrição agora mesmo!

As inscrições serão aceitas de 24 de outubro até às 23h59min do dia 10 de novembro de 2023. Não perca temo, acesse o formulário e inscreva sua obra audiovisual agora mesmo!

Curadores

Luiza Chamis

É formada em jornalismo com especialização em Cinema, ambos pela
Universidade Franciscana (UFN). É mestra em Cinema e Artes do Vídeo pelo PPG-CINEAV da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Seus interesses de pesquisa no audiovisual circundam as áreas de documentário, imagens de arquivo, ensaio fílmico e animação.

Julia Trombini

Jornalista (UFN), mestra em Cinema e Artes do Vídeo (UNESPAR). Tem experiência nas temáticas de documentário, fotografia, representações, estudos culturais e diaspóricos. Integra os Grupos de Pesquisa Eikos: imagem e experiência estética (PPGCINEAV) e Telas: cinema, televisão, streaming, experiência estética (PPGCOM/UTP).

Julio Cezar Neto

Publicitário (UFN). Desde o início da graduação fez parte do laboratório de audiovisual do curso, aprendendo e produzindo ao longo dos 4 anos diversos materiais audiovisuais como curta-metragem, videoclipe e filme publicitário. No decorrer deste período, conquistou premiações nas competições anuais de publicidade do curso, obteve o título de melhor vídeo de apresentação do Madrugadão da Feevale em 2019 e no ano de 2020 foi vencedor do Festival Assimetria na categoria Júri Popular. Neste mesmo ano fez
parte da empresa Mais Soja, produzindo vídeos também em conjunto com empresas como Sumitomo Chemical e BASF. Foi integrante do painel Visual do projeto B-Armys Acadêmicas durante 3 anos como editor e produtor de conteúdo sobre music videos de K-Pop. Possui um canal no YouTube chamado K-FRAMV, onde dá sequência em sua pesquisa do TFG sobre os movimentos de cena dos M/Vs sul-coreanos. De outubro de 2021 até agosto de 2023, integrou a equipe da Toca Audiovisual como diretor de fotografia, editor e animador 2D. Atualmente empreende com sua marca JCZИ e compõe a equipe de audiovisual da agência DG5 em Santa Maria/RS

Bianca Zasso

É jornalista, crítica de cinema e cineclubista. Doutoranda em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestra em Ensino de Humanidades e Linguagens e especialista em Cinema, ambos pela Universidade Franciscana (UFN). Produtora de conteúdo na Padrinho Conteúdo e Assessoria e editora e sócia do projeto Formiga Elétrica, que abrange site, podcast, videocast e cursos on-line. Foi repórter nas editorias de cultura dos jornais Diário de Santa Maria e A Razão. Afiliada da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) e integrante do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Já colaborou para os sites Delirium Nerd, Papo de Cinema, Action News, Boca do Inferno e DVD Magazine. Foi colunista de cinema do site Claudemir Pereira por uma década. É uma das autoras do livro “50 olhares da crítica sobre o cinema gaúcho”, lançado pela Accirs, e colaboradora de várias publicações que acompanham os lançamentos da Versátil Home Vídeo. Homenageada local do 13º Santa Maria Vídeo e Cinema.

Conheça as produções selecionadas