Provoc[A]rte - 2ª Temporada
Arte Identidade é o tema da segunda temporada do programa laboratorial Provoc[A]rte, que nessa temporada vai se aprofundar em questões pessoais e coletivas do mundo da arte, da cultura e do ser, evidenciando a Arte Identidade.
Produzido de modo remoto, a série propõe uma conversa de reflexões e inflexões com artistas e fazedores culturais de diversos segmentos, tendo como horizonte questionamentos profundos e uma escuta empática. Arte Identidade busca provocar a noção de quem é o artista e quem é você em relação à cultura que nos cerca e a arte que se expressa. O episódio de estreia traz Rafa Ella Brites, ativista LGBTQIA+, que faz da poesia uma de duas formas de ser, estar e militar no mundo.
O Provoc[A]rte vai ao ar pelo UFNTV, canal 15 da Net – Santa Maria. O programa é produzido pelo LabSeis – laboratório de produção audiovisual dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN) e também pode ser assistido no canal do YouTube da UFNT TV. É apresentado por Beatriz Ardenghi, com Nathalia Arantes no roteiro, Gabriel Valcanover na edição, Yorhan Rodrigues na direção de imagem, Raphael Sidrim como social media, suporte dos técnicos Alexsandro Pedrollo na gravação e Jonathan de Souza na finalização, e coordenação e direção da professora Neli Mombelli.
EP.1 - Literatura
O episódio de estreia batemos um papo profundo com a escritora Rafa Ella Brites. Ela é ativista LGBTQIA+, estudante de Ciência Política e escritora que faz da poesia seu manifesto de vida, existência e resistência.
EP.2 - Artes Transversais
O segundo episódio da temporada Arte Identidade traz Luis Gustavo Chiappa, artista que performa a drag queen Lolli Flop. A conversa ruma pelas vivências que a arte drag provoca, sobre a história dessa arte, os desafios e a forte cena cultural em Santa Maria. Lolli Flop é idealizador da Bapho Drag, junto com seu namorado Mia Lestrange, que promove festas e lives para o público drag.
EP.3 - Pintura
O terceiro episódio da nova temporada do Provoc[A]rte conta com a participação do pintor de tinta à óleo, Zé Darci. Após entrar em contato com o movimento negro na sua cidade, Pelotas (RS), o artista sentiu o chamado de trazer o protagonismo negro para suas obras. Em suas pinturas, Zé Darci integra a visão africanista, suas memórias e identidades através do uso de cores e texturas.
EP.4 - Audiovisual
O audiovisual é expressão de técnica e arte, é a possibilidade do registro da impermanência das memórias fugidias, é identidade de quem faz, do seu tempo e de quem é captado. Alice Bollick é a convidada do quarto episódio da temporada Arte Identidade do programa Provoc[A]rte, ela que tem se destacado na produção audiovisual santa-mariense engajada com o movimento LGBTQI+.
EP.5 - Música
O quinto episódio da nova temporada do Provoc[A]rte conta com a presença da cantora e jornalista Arianne TeLima. A convidada fala sobre a cena musical de Santa Maria, que agora se adapta, ou não, à vivência dos artistas. Arianne aborda questões sobre suas composições e sua percepção sobre o universo da música. Ela e seu irmão recentemente foram capa da Revista Mix do jornal Diário de Santa Maria por terem sido votados como artistas revelação e destaque de 2020.
EP.6 - Dança
O Sexto episódio do Provoc[A]rte vamos conversar com Sadiana-Luz, artista de dança contemporânea, fala sobre a potência política e espiritual dos corpos, sobre fragilidade e força. E também adentra no preconceito em relação a dança e em como é vivenciar a arte através do movimento corporal. Sadiana foi para Montevideu participar do Encontro de Jovens Criadores de 2020. Atualmente é bailarina e performer.
EP.7 - Cultura Hip Hop
O 7º episódio do Provoc[A]rte fica a encargo da artesã Bruna Souza, criadora do Atelier do Mato. Bruna usa resina para capturar a beleza de fragmentos da natureza, como folhas, flores e insetos e os transforma em acessórios e peças de artesanato. A idealização de suas peças, o potencial criativo do mundo natural e outras questões pontuam a conversa, conduzida pela jornalista Evelin Bitencourt. Há algo mais puro do que reverenciar a natureza por meio de sua eternização? O poder de tornar inesquecível um momento de beleza gerado pela força do que é natural? Em que medida o que vem “do mato” afeta nossas vidas e de que modo como percebemos a força presente na fragilidade das plantas e animais?
EP.8 - Tatuagem
A moda como resistência é um dos temas do oitavo episódio do Provoc[A]rte. Quantas vezes já paraste para pensar em como as tuas roupas expressam a tua essência? Cada peça de roupa e acessório carregam consigo histórias de seus criadores e, no caso da grife Criolando, a resiliência de um povo que luta para ocupar espaços na sociedade. Por meio da escolha dos tecidos, dos cortes, das estampas e dos afetos, a designer Flávia Nascimento celebra a cultura afro-brasileira no coração de Santa Maria. Moda como resistência e meio de expressão no Provoc[A]rte
EP.9 - Cultura Popular
Respeitável público, seja bem-vindo à terra do riso. No penúltimo episódio da primeira temporada do Provoc[A]rte, chega ao palco do debate a artista circense, professora e integrante de As Irmãs Pulgas, Raquel Guerra. Em meio a um momento tão difícil quanto este, ainda é possível rir? Será que os que se alimentam das risadas como forma de arte conseguem transmitir a mesma magia por trás de telas de celulares e computadores? O espetáculo As Irmãs Pulgas foi dividido em cinco micro episódios divulgados online e teve sua estreia em novembro de 2020. Nele, Raquel Guerra e Natália Dolwitsch interpretam as palhaças Contorciocida Carniça Podre e Bamboleta Framboesa e contam histórias do Circo de Pulgas por meio de jogos de cena, acrobacias, uso de bambolês e outras habilidades circenses.
EP.10 - Cultura Digital
O décimo e último episódio da primeira temporada do Provoc[A]rte traz uma conversa com a arquiteta Clarissa Pereira , a Tita, apresentado pela jornalista Evelin Bitencourt. Arquitetura como arte e subjetividade O ato de criar carrega em seu cerne a potência de trazer ao mundo algo novo, original e que seja capaz de traduzir as necessidades de um povo. Na arquitetura, essa expressão da subjetividade se dá por meio da arte, da cultura e da sensibilidade presentes em cada uma das obras criadas. O quanto a pandemia afetou o futuro das construções? Será que este confinamento levou à necessidade de construirmos espaços mais amplos e abertos? Qual o impacto dessas obras no nosso desenvolvimento enquanto sujeitos sociais?